Para quem curte animais e curte trilhas, uma grande vontade e/ou alegria é contar com o companheirão na montanha certo?
Pois bem, meu companheiro é um fox paulistinha chamado Bartolomeu. Depois de um bom tempo, resolvi levar ele na primeira trilha da vida dele.
Para sentir o quão preparado ele estava, resolvi que a trilha seria o Pico dos Marins em Piquete/SP, nada mais, nada menos que o ponto mais alto inteiramente dentro do estado de São Paulo e quem me acompanhou nessa foi minha esposa.
Já no começo da trilha ele se sentiu em “casa”, seguiu na frente cheirando tudo o que podia, parando para procurar onde estavam os novos barulhos que encontrava e o mais incrível(pelo menos para mim), ele seguiu a trilha correta, até o morro do careca ele não desviou um nenhum momento da trilha mesmo indo na frente.
Outra coisa incrível é que ele odeia água em casa, é só ligar a mangueira ou o chuveiro que ele sai correndo, mas na trilha ele não perdeu a oportunidade de pular em todas as poças de água que encontrou no caminho.
O trecho que mais me impressionou foi a escalaminhada, realmente achei que esse seria o limite da trilha, mas ele ligou a tração nas patinhas e foi embora, subiu tudo correndo e visivelmente fazendo muita força, mas não queria parar de subir.
Durante a subida ele foi sem nenhum problema, já na descida ele ficou com medo, principalmente no trecho de escalaminhada, desci bem devagar ao lado dele para dar confiança e ele foi me acompanhando, depois desse trecho ele já ficou mais receoso nas demais rochas e em alguns pontos de pedras mais altas eu tive que dar uma forcinha para ele descer, pegando ele no colo.
No mais a trilha foi bem divertida, recomendo a todos começar a iniciar seus companheiros nessa atividade também e claro sempre respeitando as trilhas e procurando saber se é liberado entrar com animais. Lembre-se que é um ambiente diferente para seu animal e sempre respeite os limites dele.