No fim de semana de 20/12/2015 estive com a Sheron e o João Paulo na Cachoeira de Paquetá, essa é uma cachoeira que não consta nos guias oficiais de Ilhabela/SP. Achei ela sem querer olhando umas fotos na internet onde ela formava uma borda infinita e fiquei doido para conhecer, o grande problema é que não se acha muita coisa dela.
Seguimos uma descrição de uma foto que dizia que ela ficava entre a praia do Julião e a Praia Grande, não achamos nada e paramos então na praia Grande para comer e pedir informações. No Restaurante do Barba nos informaram que eu deveria procurar o ribeirão de Paquetá ao invés de cachoeira de Paquetá e que ele ficava a mais ou menos 1 km para frente, sentido sul da ilha.
A entrada para ela fica a 1,8 km da praia grande na rua José Batista dos Santos, é a ultima saída a esquerda antes da “ponte curva”, se você chegar na ponte que faz uma curva para a direita, já passou da entrada, faça o retorno e pegue a primeira entrada a direita depois da ponte sentido norte da ilha.
Entrando nessa rua siga em frente sempre pegando a direita e você vai chegar em um estacionamento (ou algo parecido com isso), deixe o carro ali e siga a trilha a direita, não tem muito o que errar. Logo que chegamos fomos pedir informação em um bar que tem um pouco antes do estacionamento se essa era realmente a trilha para a cachoeira e o Anderson que mora lá, apelidado de Guarani, se prontificou a nos levar até ela, então lá fomos nós seguindo o Guarani.
Com 5 minutos de caminhada já chegamos na primeira queda, na verdade são duas pequenas quedas com um belo poço para nadar.
Ficamos pouco tempo nessa queda, queríamos mesmo era chegar na queda que formava a borda infinita. Atravesse o rio e siga a trilha, vá seguindo os canos de água no chão que você vai chegar nas quedas superiores.
Depois da primeira queda, a trilha tem muito barro, muito barro mesmo, então se prepare para a diversão rsrs
com pouco menos de 5 minutos subindo já chegamos na segunda queda. Nadamos um pouco, aqui o poço é bem raso e é show ficar embaixo da queda.
Depois mesmo esquema, volte para a mata e continue subindo seguindo os canos de água até chegar na queda de cima.
Essa era a queda que procurávamos, não é a ultima, ainda conseguimos avistar mais quedas acima, mas paramos nessa até por questões de tempo. Aqui existem dois poços, os dois acabam formando a tal borda infinita, o primeiro é bem escorregadio, tome bastante cuidado.
O segundo poço fica entre as árvores e eu achei mais legal, quando postei as fotos o pessoal disse que se parece bastante com a Janela do Céu em Ibitipoca, vale muito subir até ali.
Aproveitamos um tempo e descemos para procurar mais cachoeiras na ilha, valeu muito a pena procurar essa cachoeira, ela é linda e voltaremos para continuar subindo e descobrir quantas quedas são.
Lembre-se e muito de levar repelente, os borrachudos imperam ali.
Essa cachoeira tem informações bem desencontradas, algumas pessoas nos falaram que ela é proibida pela SABESP pois ela faz captação de água, outros nos falaram que ela é propriedade de um hotel e por isso é restrita, outros nos falaram que ela não tem nada de proibida. Com a quantidade de canos de água eu acredito que os moradores fazem captação de água dela e por isso dão essas informações desencontradas. De qualquer forma, faça sua parte, preserve o que esta lá, não deixe lixo, não faça suas necessidades próximo da água, seja consciente, preserve aquilo para que todos possam curtir.
Olá! Quanto tempo total de subida até o topo? É tranquila para pessoas sem experiência com trilhas? Obrigada!
Oi Bel…até a terceira queda, onde forma a borda infinita vai uns 20 minutos bem leve, o barro atrapalha um pouco..mas ela não é o topo, ainda da para continuar subindo, não sei te dizer qnt tempo e qnts quedas ainda tem para cima rsrss
Alguém gostaria que tomássemos banho na sua caixa de água, então turistas não usem lá.
por gentileza use agua da sabesp e não proibir o uso da cachoeira , lembrando que e’direito de todos …..fica a dica
Boa tarde anônimo,
A utilização da água esta previsto em lei não apenas para seu consumo mas também para lazer, todo brasileiro tem direito de utilização de corpo d’agua de forma consciente e desde que não esteja em propriedade particular.
Além disso a captação de água conforme previsto na Lei Federal nº 9.433/1997, necessita de outorga da Agencia Nacional de Água e não foi encontrado nenhum dessa outorga com relação a cachoeira de Paqueta.
O que precisa ocorrer é o uso consciente daquele local, os turistas precisam ser conscientizados de seus direitos e deveres e não apenas proibi-los. A população que faz a captação de água do local também precisa de conscientização de qual a melhor forma disso ser feito.
Olá, Adorei as dicas.. Já anotei tudo e vou ver se consigo achar =)
Lugar lindíssimo!
Realmente até fui olhar novamente o local, pois aquela foto que você falou parece mesmo a Janela do Céu – Ibitipoca.
Show de bola seu post!
Só uma pergunta… você acha que pra chegar nesse lugar da foto citada, só dá pra ir quem sabe nadar, ou o acesso é tranquilo nesse sentido?
Bons caminhos!!!
🙂
Oi Angel tudo bem? o caminho até lá é bem tranquilo e não precisa saber nadar, você vai pelas pedras na lateral e não é fundo. Só tome cuidado na ponta da borda infinita, é bemmmm escorregadio rsrsrs
Sim,Muito lindo porém já muito frequentado.
Infelizmente fica acima da captação da Sabesp,o que deveria ser preservado .
Olá, lindas fotos, um paraíso mesmo…..
O que vem acontecendo é q muito exploradores deixam seu rastro nesta cachoeira, plásticos, latas, etc…
A captação da SaBesp ocorre um pouco abaixo da queda da cachoeira em propriedade partícular para toda a região do Bexiga e Veloso.
Tentei ir nessa cachoeira, entrada pela praia do curral como disseram umas pessoas, é por lá msm? Acabei não encontrando a cachoeira, parei num estacionamento que parecia ser um quintal, com uma trilha a direita, bem coberta pela vegetação, mas acabei desistindo com medo me.perder. Mas ainda.quero voltar la.
É possível ir com crianças? Tenho um filho de 10, um de 5 e uma bebê (que vai no canguru rs) e vou para ilhabela no fim do ano…será que posso ir com as crianças ou melhor deixar para uma outra oportunidade?
Oi Angelica, bom dia…desculpe pela demora rsrs
Então eu acho que não é uma boa ideia ir com seus filhos com essas idades, talvez até a primeira queda até role tranquilo, depois dela você vai ter que subir pela lateral com bastante barro até a segunda queda e para a terceira você vai subir pela pedra, além disso a terceira queda onde forma a borda infinita é bemmm escorregadia 🙂
olá. gostaria de saber no geral quanto tempo de caminhada, são cerca de 20 min é isso msm ? E se vc tinha passado repelente pq a foto dos borrachudos me assustou kkkk
Oi Ingryd, é mais ou menos isso mesmo, uns 15 a 20 minutos caminhando de boa…a foto das costas td picada é do meu amigo que não passou kkkk
Boa noite ja li uma resposta sobre ir com crianças, mas tirando as questões da chegada até lá te pergunto:na terceira queda tem um local “afastado” pras criancas ficarem longe da borda infinita?
Afastado, afastado não, mas um pouco mais pra cima tem um espaço que forma uma pequena piscina. Se a criança for muito agitada, bom fica de olho rsrs