Pucón é um verdadeiro paraíso para os amantes de esportes outdoor e entusiastas da natureza. Esta cidade pitoresca, famosa por causa do vulcão Villarica, é um ímã para aventureiros em busca de adrenalina e cenários deslumbrantes. Entre suas muitas atividades emocionantes, o canionismo no Rio Correntoso se destaca como uma experiência única que combina a beleza natural da região (incluindo um cânion vulcânico) com a emoção das águas cristalinas e geladas de um rio espetacular.
O que é Canionismo?
Antes de entrarmos nos detalhes do canionismo no Rio Correntoso, é importante entender o que é o canionismo (ou canyoning como vai encontrar nas agências de Púcon). Essa é uma atividade de aventura que envolve a exploração de cânions naturais, desfiladeiros e gargantas, incorporando caminhadas e rapel para descer pelo curso d’agua, superando obstáculos naturais como cachoeiras e piscinas naturais, proporcionando uma experiência única de aventura e exploração em cenários deslumbrantes e muitas vezes remotos.
Canionismo no Rio Correntoso
Essa foi uma das atividades que mais me surpreendeu em Pucón, acabamos incluindo no planejamento quando andávamos pelas ruas da cidade e vimos algumas fotos em algumas agências. O cenário do cânion vulcânico é algo surreal, nunca tinha visto nada igual (não que eu tenho andado por muitos cânions rs)
De antemão já aviso que as fotos que ilustram esse post não são das melhores e não traduzem a real beleza do lugar. Não podíamos levar o celular, mesmo eu estando com o case para mergulho, então as fotos foram feitas pela agência com GoPro. Para que vocês possam ter uma noção melhor, ao final do post deixei um vídeo da agência Baum Adventure que ilustra melhor.
Sheron e eu realizamos essa atividade em dezembro de 2022, quando estivemos em Púcon. Inclusive, já temos alguns outros posts com atividades na cidade caso queira ver, só clicar aqui.
Nós fechamos o passeio com a agência GoPucon, localizada na Av. Bernardo O’Higgins, 391. Diversas agências oferecem esse passeio, vale a pena fazer uma pesquisa antes de fechar para conseguir o melhor valor. Como é uma atividade que envolve risco, leve em consideração a estrutura e os equipamentos da agência também.
O ponto de encontro foi cedo na frente da agência. Depois fomos de van até um local próximo do lago villarica onde recebemos as roupas de Neoprene, cadeirinha, capacete, as instruções sobre como seria a atividade e após todos estarem prontos, entramos novamente na van com destino ao rio Correntoso.
Localizado na estrada que liga Villarrica a Pucón, entre os riachos Molco e Turbio, a região do Rio Correntoso em Pucón é altamente valorizada para a prática do canionismo.
Neste rio que conecta o vulcão Villarica e a margem do Lago Villarrica, em um terreno repleto de obstáculos, encontramos várias cachoeiras, piscinas naturais e tobogãs.
O percurso em si é curto, são pouco mais de 2 quilômetros, com um desnível de 80 metros, mas que apesar de curto, cria um circuito divertido e extremamente lindo.
É necessário um período de cerca de três horas e meia para percorrer todo o trajeto, sempre acompanhado por guias. Os guias da agência GoPucon nos passaram bastante segurança, explicam muito bem tudo o que vai ocorrer, se preocupam com a segurança dos envolvidos e são bem divertidos (inclusive depois de noite até rolou um futebol com os guias hehehe). Sheron e eu éramos os únicos brasileiros do grupo e os únicos que já faziam atividades outdoor, então fomos os primeiros a cair nas águas geladas, mas quando eu digo geladas, são muitooooo geladas rsrsrs
A brincadeira começa com uma caminhada tranquila pela mata exuberante até chegar ao ponto de entrada do cânion, a vegetação me lembrou bastante alguns trechos da Serra do Mar aqui no brasil, com bastante samambaias (que eles falaram que não eram samambaias, mas não vou lembrar o nome que falaram)
À medida que avançamos, encontramos as primeiras piscinas naturais de água cristalina, quedas d’água emocionantes e formações rochosas incríveis. O Rio Correntoso oferece uma sequência de surpresas emocionantes, garantindo que cada momento seja memorável e para mim o ponto alto da atividade foi caminhar pelo cânion vulcânico, essa é realmente uma sensação deslumbrante, saber que tudo aquilo foi desenhado pelas lavas do vulcão.
Ao final do percurso, voltamos por uma pequena estrada de terra até uma casa na zona rural, onde trocamos de roupa e pegamos a van de volta para a agência no centro de Pucón.