Qual aventureiro não curte registrar aqueles momentos únicos durante as trips? Com esse mundo tão virtualizado, todo mundo quer ter fotos legais para postar nas redes sociais e compartilhar com os amigos, mas você sabe como tirar aquela foto de tirar o folego?
A partir de hoje abrimos nossa nova área aqui no blog voltada para fotografia e para a estreia vamos falar das melhores praticas para fazer fotografias de natureza.
Planejamento é tudo
Assim que decidir onde vai fotografar verifique as condições climáticas do local, dependendo do tipo de fotografia que vai fazer, verificar que tipo de equipamento levar, até mesmo porque por vezes saímos para fotografar com muito equipamento e o peso ou volume nos atrapalha ou dificulta a movimentação em certos terrenos. Ao escolher o equipamento que será levado leve em consideração duas coisas:
Realmente preciso de todo esse equipamento?
As vezes com uma câmera simples você consegue registrar uma trilha ou um local, sem ter de levar câmeras pesadas ou lentes robustas, mais se mesmo assim queira uma fotografia de mais qualidade e faça uso de lentes pesadas, volumosas ou câmeras com mais recursos tecnológicos, avalie se sua fotografia será mais “close up”, “macro”, “grandes ângulos”…ou se será uma fotografia de animais que estarão a distância exigindo assim um lente super-tele ou lentes com zoom. Ai sim com esta definição feita vá a escolha do equipamento.
O local que eu vou permite o uso deste equipamento?
Caso vá fotografar em lagoas, rios, mar ou qualquer local onde o risco de umidade é real, opte pelas grandes angulares com proteção para umidade como GoPro ou mesmo as capas de proteção para as semi profissionais e hoje até mesmo para as câmeras profissionais DSLR tem esta opção de capas e caixas estanque.
Escolha bem o equipamento para a mochila não ficar pesada demais
Vai levar equipamento profissional ??? Recomendo levar uma lente zoom, que faz o papel de várias. Caso prefira fazer fotos com qualidade máxima, leve três lentes: a grande angular (de 24 ou 28 mm), a macro (80 a 100 mm) e a teleobjetiva (300mm ou 400 mm). “Geralmente é preciso se deslocar muito, então não leve uma mala muito pesada. ”
Uma outra boa dica é: Se tiver um tripé (leve) e não muito volumoso é valido o peso de carrega-lo, as vezes as condições de luz não são tão boas e as lentes que estamos usando não são tão claras, nos forçando a fotografar com velocidades mais baixas colocando assim o foco e a nitidez em “cheque” e mesmo assim não é garantia de boa foto porque o tripé resolve o problema da vibração e deslocamento do fotografo, porém, o fotografado (pássaros , animais e mesmo galhos ,plantas e flores) ainda se movimentam.
Deixe de ser preguiçoso
Não tenha mais dúvida,em sua grande maioria, o melhor horário de fazer boas fotos de natureza ou é muito cedo no nascer do sol ou no fim do dia durante os últimos 20 minutos do pôr do sol e ponto (luz magica). Casos a parte devem ser tratados singularmente, como fotografia de pássaros que pode ser feito durante todo o dia até porque é necessário luz de uma intensidade média para alta e na maioria das vezes estaremos fotografando debaixo de sombras. Fotógrafo de natureza precisa acordar cedo, quando a luz é mais suave. Com o sol a pino, as sombras são muito duras, não são bonitas.
Evite sair sozinho para fotografar
Quando for se embrenhar pela mata para fotografar, vá acompanhado se possível por alguém que conheça bem o local – de preferência com outra pessoa que goste de fotografar ou que tenha paciência para acompanhar o seu trabalho. “A tendência do fotógrafo é proteger a máquina, por isso quem escorrega costuma levantar os braços e se machucar mais”. Se acontecer algum acidente, o acompanhante poderá socorrê-lo ou buscar ajuda. Também é preciso tomar cuidado com os animais peçonhentos. É recomendável também levar celular, GPS ou rádio nas saídas a campo.
Composição e assunto principal
Na hora de compor uma foto, é preciso garantir que o assunto principal fique em evidência no primeiro plano ou no foco principal da imagem em outros planos. Para isso utilizamos uma regrinha bem simples chamada regra dos terços onde uma espécie de “jogo da velha” imaginável é colocado na imagem que se visualiza na câmera e os locais onde os pontos se cruzam devem ficar os assuntos principais (algumas câmeras tem esta opção de forma eletrônica e se chama “grade”
Usar ou não o flash
O flash é uma luz artificial e dura, por isso nunca aponte diretamente para o objeto fotografado. Uma dica e usar os difusores seja sombrinhas de difusão, ou mesmo papel branco para difundir esta luz de forma uniforme e macia. A luz do flash também pode ser rebatida em paredes (brancas) ou mesmo isopor. Também é muito comum o uso da luz do flash nas fotos onde a incisão de luz que vem de traz do objeto fotografado é muito forte fazendo assim que a imagem do primeiro plano fique totalmente escura.
Conheça bem o assunto ou animal que vai fotografar
No caso dos animais, por exemplo, é preciso saber o comportamento deles, quais são venenosos, onde eles vivem, para obter boas imagens
Alguns exemplos:
– Sempre se preocupar com a direção do vento em relação ao animal qual vai ser fotografado, muito deles em questão de segundos percebem sua presença devido ao cheiro que o próprio vento fez com que chegue ao animal fazendo assim que ele se assuste e fuja.
– Manter uma distância longa de alguns animais as vezes faz com que você perca emoções inesquecíveis, já tive algumas boas experiências com quatis, esquilos, macacos “bugiu” então caso tenha essa possibilidade de contato prepare sua grande angular e seja feliz.
-Nunca tire os olhos do visor, costumo dizer que se você viu a cena fora da câmera ….perdeu a foto !!!
– Procure sempre por ângulos diferentes suba em arvores, deite-se no chão, suba em cima do ombro de um amigo seja criativo na composição das suas fotos.
Por hoje é isso, nas próximas publicações dicas de “Como ter um bom equipamento para fotografar natureza sem gastar uma fortuna“
Adoramos sua coluna no blog. Somos seus fans ainda mais…rs Parabéns Renato 😀
Gosto muito de fotografar, e essas dicas de foto são muito boas! Parabéns.