Se você já tentou cozinhar durante suas trilhas no meio de uma ventania, sabe a falta que um corta vento faz. Em nossa última travessia na Serra da Mantiqueira, pegamos bastante vento no Pico do Marins e tivemos que ficar sentado em volta do fogareiro para diminuir a intensidade do vento e poder cozinha numa boa.
Bom se você esta sem grana, ou não quer gastar mesmo com um corta vento de marca, vou te ensinar a fazer um por R$3,00 e que funciona de verdade.
O que você vai precisar:
- esteira de madeira (suporte de jogo americano para pratos)
- papel alumínio
- cola em bastão
- tesoura
Usando seu fogareiro de base, tire a medida de altura do chão até a panela e então corte a esteira para ter o corta vento da altura certa.
Passe a cola bastão na madeira, não deixe nenhuma parte sem cola e depois vá colando o papel alumínio com cuidado e não deixe ele muito esticado, pode deixar um pouco mais amassado, assim na hora de enrolar para guardar ele não vai rasgar. Cole papel dos dois lados da madeira, além de deixa-la mais firme, se por acaso um lado rasgar, você pode usar do outro lado. Um detalhe, deixe o lado fosco do papel colado na madeira.
Deixe ai mais ou menos 1cm de borda, passe cola e dobre, dando o acabamento final e não deixando nenhuma parte da madeira a mostra.
Pronto, agora você tem um corta vento funcional. Se o vento ficar muito forte, use pedras ou alguma coisa para ajuda-lo a ficar em pé, pode encostar na panela também que não irá queimar a madeira. Agora é só deixar a cola secar, dobrar e guardar na mochila. 😀
Boa dica amigo, sou campista e já senti a necessidade de ter um desses quando tentava cozinhar em meio a um “tufão” rs. Obg
No meio do tufão acho que esse ia dar ruim tbm rsrsrs, mas eu usei bastante tempo, ajuda bem no dia a dia “normal” na montanha 🙂