No ano passado postamos aqui uma campanha no catarse para a viabilizar a exibição do documentário “A Lei da Água: Novo Código Florestal” no Brasil. O financiamento permitiu a exibição em 14 salas de cinema por todo país, também foram produzidas 1.500 cartilhas que foram distribuídas em debates com especialistas durante as exibições do filme, além disso parte da verba foi utilizada para exibição do documentário em escolas públicas e ONGs, possibilitando mais de 400 exibições gratuitas, com estimativa de 20.000 expectadores.
O documentário produzido pela Cinedelia e com co-produção da O2 Filmes, retrata a vital importância das florestas para a conservação das águas, explicando a relação do novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. Foram entrevistados agricultores, especialistas, cientistas e parlamentares que apoiam a Ação Direta de Inconstitucionalidade do novo Código Florestal no Supremo Tribunal Federal. Entre os entrevistados no filme, estão o senador e ex-governador Blairo Maggi (PR-MT), os deputados federais Ivan Valente (PSOL-SP) e Ricardo Trípoli (PSDB-SP), a sub-procuradora da República Sandra Cureau, o ambientalista Mário Mantovani, pesquisadores de instituições como a USP e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre outros.
“Em um momento como o que estamos vivendo, de crise hídrica, o público tem solicitado cada vez mais exibições do filme, até mesmo para entender o Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional – André D’Elia”
Agora visando alcançar um público ainda maior e trazer esclarecimentos para a população sobre o novo código florestal, o documentário agora está disponível gratuitamente online no Youtube em português e no Vimeo em português, inglês e francês.
Vimeo:
- Português: https://vimeo.com/123222594
- Inglês: https://vimeo.com/147384933
- Francês: https://vimeo.com/146848768
Sinopse
“A Lei da Água – Novo Código Florestal” esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida ao longo de 16 meses, a obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Retrata ainda casos concretos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis que podem conciliar os interesses de conservação e produção da sociedade.
Ficha Técnica:
Produção: Cinedelia
Duração: 75 min
Coprodução: O2 Filmes.
Produção Executiva: André D’Elia e Fernando Meirelles.
Direção: André D’Elia
Consultor de Conteúdo: Raul Silva Telles do Valle
Montagem: Raoni Reis.
Direção de Som: Diego Depane.
Cinematografia: Federico Dueñas
Direção de Arte: Vital Pasquale
Platô: Digo Castelo Branco
Assessoria de Imprensa: Agência Lema
Trilha Sonora Original: Fábio Barros e Gabriel Nascimbeni.