A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas com aproximadamente 500 km de extensão que se estende pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Formada por trechos de mata Atlântica, mata de Araucárias e vegetação de altitude, abriga uma fauna e uma flora riquíssima e é de vital importância para o abastecimento hídrico dos estados citados acima. Um estudo recente feito pela International Union for Conservation of Nature, classificou a Mantiqueira como o 8º local de área protegida mais insubstituível do planeta pela revista Science.
Com altitudes que ficam na faixa de 1.200 a 2.800 metros, é um dos parques de diversões do montanhismo brasileiro. Durante a temporada de montanha, seus picos recebem diversos turistas e montanhistas de todas as regiões do Brasil para curtir o que a montanha tem de melhor. Mas será que estamos merecendo desfrutar disso tudo?
Além dos problemas causados pela exploração comercial irresponsável da serra (veja bem, ir-res-pon-sá-vel, se você usufrui da Mantiqueira de forma consciente, parabéns, esse texto não é para você) , a Mantiqueira vem sofrendo dia após dia com outro problema que não deixa de ser grave, a falta de educação ambiental de quem percorre seus caminhos. As trilhas da Mantiqueira estão ficando cheias de lixos e fezes humanas em toda parte, inclusive próximo a nascentes de rios. Durante os feriados prolongados esse problema se agrava ainda mais devido a quantidade de pessoas que sobem para fazer as trilhas e travessias e deixam um rastro para trás que destoa completamente da beleza daquele lugar.
Mutirões de limpeza são feitos na serra para minimizar esse impacto sobre a natureza, em um desses mutirões, apenas no trecho do Capim Amarelo na Serra Fina, foram retirados 4 quilos de lixo, isso mesmo, você não leu errado, foram 4 quilos de lixo e cerca de 90% disso tudo de papel higiênico largado solto.
Mas mutirões de limpeza apenas minimizam o problema e de forma provisória, é um ciclo que nunca acabará se não for feito um trabalho de base, um trabalho de conscientizar as pessoas que estão indo para a montanha que isso é algo errado e traz consequências graves.
Pensando um pouco nisso, hoje existe um grupo de pessoas que amam essas montanhas e querem fazer algo para protegê-la com um “projeto” denominado “Mantiqueira Limpa e Ordenada”. Com apoio da APA Serra da Mantiqueira, o intuito é efetuar pequenas ações visando conscientizar quem pretende fazer as trilhas da Mantiqueira.
As primeiras ações ocorreram no feriado de Corpus Christi com a instalação de banners informativos nas principais entradas das trilhas do Pico dos Marins, Pico do Itaguaré e Serra Fina.
Os próximos passos são sinalizar pontos importantes dessas trilhas como áreas de camping corretas para que não sejam abertas novas de forma desordenada, informação de pontos de água para proteger onde captamos nossa água e até mesmo sinalização da trilha para evitar a criação de novos caminhos.
Tudo isso é um longo caminho de sinalização e conscientização, todo esse trabalho é feito para proteger a Serra da Mantiqueira, para que possamos desfrutar dessa beleza por muitos e muitos anos e depende de cada um que passa por essas trilhas.
Você que pretende estar na natureza, não só na Mantiqueira, mas em qualquer lugar do Brasil e do mundo, lembre-se sempre de adotar condutadas de mínimo impacto:
- Leve todo seu lixo embora;
- Leve seu cocô embora, caso não seja possível enterre-o, se programe melhor para a próxima trilha e nunca faça próximo aos cursos d’água;
- Não faça fogueiras;
- Não abra novas áreas de acampamento, caso não encontre vaga, siga até o próximo ponto conhecido;
- Mantenha-se sempre na trilha principal, não abra novos caminhos.
Os montanhistas que estão frequentemente nessas montanhas agradecem sua educação ambiental de deixa-las limpas e a Mantiqueira agradece mais ainda, não se esqueça que os impactos gerados à natureza uma hora acabam voltando para nós mesmos. Faça sua Parte!
One thought on “Mantiqueira Limpa e Organizada”