Reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, a Serra da Bocaina é um destino que reúne belezas naturais e história. Você encontra picos com visuais incríveis, belas cachoeiras, casarões coloniais e trilhas repletas de história.
Onde fica a Serra da Bocaina?
O Parque Nacional da Serra da Bocaina está localizado na divisa entre os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. A sua fundação em 1972 teve, originalmente, a finalidade de proteger a população das cidades próximas contra um eventual acidente nuclear nas usinas de Angra I e II, servindo como um “escudo” de vegetação. A sua área compreende mais de 130 mil hectares, sendo um segmento da Serra do Mar.
Na porção sul do Parque, você encontra praias arenosas, enseadas e até uma ilha oceânica na região de Trindade. Contrastando com isso, ao norte, estão grandes vales tomados por uma densa e exuberante floresta, e vastas áreas de campo. As altitudes variam do nível do mar até 2.088 metros, sendo possível, às vezes, enxergar lá de cima quase toda a extensão da Serra da Mantiqueira, do Vale do Paraíba e da Baía de Paraty.
Saindo de São Paulo, uma viagem de carro rumo a São José do Barreiro, cidade-base para a maioria das atividades na Serra da Bocaina, tem duração de mais ou menos 4 horas. A cidade é um pequeno centro urbano que ainda conta com fazendas e casarões do tempo colonial, quando o café era o principal produto de exportação do Brasil.
O que fazer na Serra na Bocaina?
Trilha do Ouro
A travessia de Mambucaba ou trilha do ouro como é conhecida, fica localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, é uma clássica travessia por um pedaço da história do Brasil, saindo de São José do Barreiro/SP e chegando na vila de Mambucaba/RJ. O calçamento real durante parte do trajeto, foi construído pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios Guaianazes. O caminho já foi utilizado por bandeirantes, piratas, tropeiros, escravos e hoje é um atrativo fantástico para nós aventureiros.
Pico do Tira Chapéu
Localizado dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, mais precisamente no município de São José do Barreiro/SP, o Pico do Tira Chapéu com seus 2.088 metros de altitude está entre os 10 pontos mais altos do estado de São Paulo e é já foi considerado o ponto culminante da Serra da Bocaina.
Pedra da Macela
Localizada dentro dos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Pedra da Macela possui 1.840 metros de altitude e dela é possível ter uma visão magnifica de Ilha Grande e das baías de Angra dos Reis e Paraty.
A “trilha” até lá é leve com cerca de 2,4 km por estrada asfaltada, permitindo assim um passeio para toda a família.
Cachoeira das Posses
A Cachoeira das Posses é uma das cachoeiras da parte alta do Parque Nacional da Serra da Bocaina e por ser um pouco mais afastada da portaria do parque, geralmente esta vazia.
Com águas geladas e cristalinas e uma queda de aproximadamente 30 metros de altura, é uma excelente opção para esticar as pernas e aproveitar os dias de calor.
Cachoeira Santo Isidro
A Cachoeira Santo Isidro é uma das cachoeiras do Parque Nacional da Serra da Bocaina e a mais próxima de sua portaria em São José do Barreiro/SP com apenas a 1,5 km de distância por caminho muito bem demarcado.
Sua queda com aproximadamente 50 metros de altura e um poço com fundo arenoso é uma excelente opção para os dias de calor.
Cachoeira do Inácio
A cachoeira do Inácio, com suas águas geladas e um belo poço verde-esmeralda fica localizada na cidade de Areias/SP. Escondida a 1.700m de altitude na Serra da Bocaina, possuí 3 quedas lindas e um ótimo poço para nadar. A primeira queda possui aproximadamente 10 metros, a segunda possui cerca de 5 metros e a terceira já em forma de corredeira possui cerca de 3,5 metros.
E você tem mais dicas do que fazer por lá? conta pra gente 😉