Ojos del caburgua é um daqueles destinos que você precisa deixar na sua lista caso vá conhecer Pucón no chile. Púcon é mundialmente conhecida por seu belo vulcão Villarica, mas tem muito mais coisa para se conhecer além do vulcão, imagine piscinas naturais de águas cristalinas e belas paisagens ao redor, pois bem, é isso que belo atrativo vai te proporcionar.
O que são os “Ojos del Caburgua”?
Os Ojos del caburga são um conjunto de piscinas naturais formadas a partir do desague subterrâneo do lago Caburgua localizado dentro de um pequeno parque (pequeno mesmo) com uma bela floresta conhecida como selva Valdiviana. O local ganhou esse nome porque dizem que suas duas cachoeiras se assemelham a olhos quando vistas de cima. Confesso que precisa de uma boa dose de imaginação para ver esses tais olhos, mas uma coisa posso dizer, é um lugar incrivelmente lindo.
A poucos metros dos ojos de caburga também existe uma pequena lagoa azul, chamada de…adivinhem? Laguna azul e a cor dá água é incrivelmente azul quando bate a luz do sol, aliás, essa já é uma primeira dica, tente conhecer o local em um dia ensolarado, em dias nublados não deve dar a mesma coloração.
Como chegar nos Ojos de Caburgua?
O parque onde estão localizados os ojos de Caburgua e a laguna azul ficam a cerca de 20 km de Pucón.
Existem basicamente 4 maneiras de chegar até lá: contratando uma agência, indo de carro, indo de ônibus ou indo de bicicleta.
Para a primeira opção, existem inúmeras agencias no centro de Púcon que vendem o passeio “Tour por las zonas” que como o nome diz, faz um tour por alguns pontos turísticos ali pela região. Eles param pouco tempo no parque onde estão os ojos, mas acredito que seja um tempo razoável, um dos problemas é que quando chega um ônibus de excursão, o local fica cheio e fica difícil de fazer boas fotos.
Indo de carro ou de bicicleta (existe um bom trecho com ciclovia), você deve pegar a Ruta 199 em direção a Curarrehue e ir seguindo as placas na estrada. Existem duas entradas, uma por cima e outra por baixo e a que você quer pegar é a entrada por baixo. O ponto de referencia aqui é justamente um ponto de ônibus com um cristo em uma cruz vermelha que estará do lado esquerdo da estrada, você deve entrar nessa estrada a esquerda e seguir por mais 2km até a entrada do parque.
De ônibus não tem muito segredo, você vai até a mini rodoviária, compra a passagem direto para os Ojos de Caburgua, avisa o motorista (todos eles foram mega gentis conosco) e você vai descer no ponto de ônibus do outro lado da imagem de cristo que eu disse logo acima. Atravesse a estrada e siga por mais 2km a pé até a entrada do parque. Essa foi a nossa opção para conhecer o local.
Para entrar no parque (que é privado), é necessário pagar ingresso. Em dezembro de 2022 nós pagamos CLP 2.800 por pessoa.
Vale a pena?
Como eu disse no começo, Pucón é muito mais do que só o vulcão e as atividades envolvendo água são muito fortes na região, como por exemplo o rafting que fizemos no rio Trancura.
Os Ojos del Caburgua são ótimos para você relaxar, apesar de não poder entrar na água, pelo menos não nas principais cachoeiras. Ele também é uma opção para você preencher roteiros, pois ficam no caminho de algumas termas e também ficam a cerca de 6km da Playa Negra, um outro ponto turístico famoso de Pucón. Sheron e eu até começamos a arriscar ir caminhando até a Playa Negra, mas já tínhamos caminhado bastante no dia anterior e o sol estava insano, muito, mas muito calor e acabamos desistindo de ir caminhando. Nós passamos 7 dias em Pucón e fizemos quase tudo por conta própria, é muito fácil se locomover a pé e de ônibus, nesses 7 dias, segundo meu relógio, nós caminhamos mais de 115 km Isso incluindo algumas trilhas né)😲