Acredito que bastante gente já tenha ouvido falar ou visto em lojas de produtos de trekking o bracelete de sobrevivência, por outro lado, pouca gente ouviu falar do paracord, uma corda leve, compacta e extremamente útil em inumeras situações.
Pois bem, o paracord ou parachute cord é um corda geralmente de 4mm de espessura, feita de Nylon e é composta por uma capa de proteção e sete “cordinhas” internas mais finas, sendo que cada uma dessas “cordinhas” é feita de dois fios individuais trançados. Juntas sua resistência é de aproximadamente 249kg(550 libras), a corda pode ser desfiada e usada cada cordinha individualmente, gerando assim um tamanho muito maior de corda, cada fio tem uma resistência de aproximadamente 7Kg(17 libras)

Originalmente essa corda era usada nos paraquedas do exército americano durante a segunda guerra mundial e ao pousar os soldados usam as cordas dos paraquedas para inúmeras outras atividades, ela já foi utilizada inclusive por astronautas em uma missão para reparar o telescópio Hubble.
O paracord então ganhou o mundo de aventura, sendo muito utilizada em situações de sobrevivência, camping, armadilhas, bushcraft e etc.
É ai então que entra o mais conhecido bracelete de sobrevivência, que nada mais é do que um bracelete feito com paracord, onde em determinada situação é desmanchado, resultando em alguns metros de corda.
Em geral um bracelete desse tem 3m de paracord, dependendo do pulso de quem esta usando, no meu caso deve ter bem menos rs
Esses braceletes são fabricados por várias marcas conhecidas do mundo dos esportes como Guepardo, Nautika, Mormai, entre outras. Porém, você mesmo pode fazer seu bracelete em casa, no youtube é muito fácil de achar tutoriais ensinando a fazer.
Abaixo um tutorial do Giuliano Toniolo do Mestre do Mato ensinando a fazer um desses braceletes.