Características como tradição e inovação sempre estiveram presentes nos caminhos da Estrada Real. Maior rota turística do país, com mais de 300 anos de história, a Estrada será o palco de mais uma novidade: o Passaporte Estrada Real.
Idealizado pelo Instituto Estrada Real (IER) nos mesmos moldes de trajetos conhecidos, como o “Caminho da Fé” (SP) e o “Caminho de Santiago de Compostela” (vários caminhos cujo destino é Santiago de Compostela, na Espanha), o projeto-piloto foi lançado na última semana (05/05).
O passaporte consiste em um caderno com formato similar ao documento utilizado em viagens internacionais e será entregue ao turista nos postos de entrega específicos, após o seu cadastro online. Com isso feito, basta que o viajante comece sua viagem a pé, de carro, a cavalo ou de bicicleta e faça a coleta dos carimbos para obter seu certificado gratuitamente.
Para o turismólogo do IER e gestor do projeto, Rodrigo Azevedo, a iniciativa é importantíssima para o desenvolvimento do destino turístico. “Estamos bem empolgados com o Passaporte Estrada Real. É um projeto que visa fomentar ainda mais o desenvolvimento da rota. Além disso, ele vai nos permitir mensurar o número de pessoas que passam pela ER anualmente e auxiliar na coleta de informações para desenvolver tanto as atividades do IER, quanto dos estabelecimentos envolvidos na Estrada Real através das informações que forem coletadas,” explicou.
O passaporte já começou a ser distribuído na última segunda-feira (05/05) em três locais: no escritório do IER, localizado no Centro Cultural de Ouro Preto; no Escritório do IER, em Diamantina e na Pousada do Garimpo, também em Diamantina. Para retirar o passaporte, o viajante terá que preencher um formulário on-line na página da Estrada Real e apresentar o formulário preenchido nos pontos de entrega com 1 kilo de alimento não perecível.
Para conseguir o certificado, o viajante terá que passar em pelo menos 10 pontos de carimbos diferentes ao longo do Caminho dos Diamantes. Depois é só apresentá-lo carimbado nos mesmos locais de retirada do Passaporte e garantir seu certificado.
Nessa primeira fase, em que serão feitos ajustes, apenas o Caminho dos Diamantes terá o Passaporte. Entretanto, os outros caminhos da Estrada Real farão parte do projeto em breve.
No hotsite dos Roteiros Planilhados da Estrada Real – www.estradareal.org.br, haverá todas as informações de locais de carimbos, pontos de entregas entre outras informações.
Quem já percorreu o Caminho dos Diamantes e deseja ter o passaporte, terá que se aventurar novamente. Uma ótima oportunidade para se encantar mais uma vez com as maravilhas que a Estrada Real oferece.
Informações Complementares:
Nessa primeira etapa, o viajante só terá o Passaporte da Estrada Real e o Certificado do Caminho dos Diamantes.
Como usar o passaporte
O passaporte poderá ser retirado no Escritório do Instituto Estrada Real em Ouro Preto e em Diamantina e na Pousada do Garimpo, em Diamantina;
Para retirar o passaporte será necessário preencher um formulário on-line;
Futuramente o mesmo passaporte poderá ser usado para os Caminhos Velho, Novo e Sabarabuçu.
Retirada do Certificado
Para receber o certificado, o turista terá que percorrer um dos Caminhos da Estrada Real, que pode ser feito de uma só vez ou gradativamente;
Para conseguir o certificado, o viajante terá que passar em pelo menos em 10 pontos de carimbos no Caminho dos Diamantes;
O certificado será entregue mediante a confirmação de todos os 10 carimbos referentes ao Caminho dos Diamantes, no escritório da ER nas cidades de Diamantina, Ouro Preto e na Pousada do Garimpo em Diamantina.
Fonte: Instituto Estrada Real