Responder o porque das coisas que decidimos fazer nunca é uma missão muito fácil. Sou “montanhista” a muito tempo e nunca havia escalado uma rocha, nunca me chamou atenção, porém, a pouco tempo decidi que seria a hora de começar a escalar(ou pelo menos tentar). Mas afinal o que mudou? porque começar a escalar?
Para mim essa começou a ser uma evolução natural, sei que são esportes distintos, mas comecei a chegar em pontos nas montanhas onde era necessário subir uma “parede” de alguma forma para se atingir o cume, seja se agarrando em galhos, raízes, pedras, seja fazendo uma simples escalaminhada, mas já começava a ficar mais vertical que o normal. Comecei a ver pessoas usando técnicas de rapel para subir as mochilas com bem menos esforço do que eu subindo com ela nas costas e isso começou a chamar minha atenção, comecei a ver videos de escalada e achar o desafio interessante e nada mais motivador para se começar algo novo do que tentar vencer esses desafios.
Mas e por onde começar? tentei ir em ginásio de escalada mas a primeira vista não me chamou atenção, não cheguei nem mesmo a tentar. Até que vejo no facebook um post de um amigo de um amigo oferecendo curso de escalada em rocha. Pensei comigo, essa é a hora, entrei em contato, após algum tempo marcamos o tal curso que seria realizado pelo Luiz Milan na Falésia Paraíso em Pindamonhangaba.
Chegamos cedo e começamos do básico do básico, nós, equipamentos e o Luiz subiu na primeira via para preparar a escalada top hope, quando a corda já fica presa no topo da via.
Na minha primeira subida a conclusão obvia, não é fácil, não consegui chegar até o fim, acabei descendo e desse ponto em diante surgiu a motivação, era o desafio que precisava ser vencido, se no montanhismo já era preciso estar bem consigo mesmo para vencer os obstáculos, na escalada era preciso mais do que só força, era preciso ter corpo e mente focados no objetivo.
No decorrer do curso tive certeza de que fiz a escolha certa de começar a escalar, uma sensação ótima em estar subindo e principalmente ao conseguir chegar ao final de uma via.
No fim do primeiro dia um dos escaladores me perguntou o porque de ter demorado tanto para começar a escalar já que a criançada esta começando cada dia mais cedo e ficando “boa” cada dia mais cedo. É ai que entra o grande questionamento do porque escalar? há quem queira escalar apenas por modismo, buscando o esporte que esta na moda, ou experimentando o que os amigos já experimentaram, existem os que querem ser os primeiros ou os melhores e ganhar o tal status e dentre outros motivos, existem como eu os que apenas querem antes de tudo buscar algo interno, sentir um prazer único, aprender a focar na resolução de um problema, vencer os medos(afinal quem nunca teve o medo de cair?) e desenvolver cada uma dessas habilidades cada dia mais, afinal subir uma montanha ou subir uma rocha não é apenas uma subida esportiva, é um guia pessoal, é aprender a lidar consigo mesmo.
Além disso o mundo dos escaladores(como em quase todos os esportes ligados a natureza) é muito amigável, dificilmente você estará junto de pessoas mal humoradas, chatas e estressadas(pelo menos não naquele momento), então escalar também server para estar entre boas companhias e fazer novas amizades e claro como válvula de escape para o dia-a-dia do mundo moderno. Vai ser comum você estar em um lugar e pessoas que você nunca viu na vida começarem a te dar dicas sobre o que fazer, sem medo de passar ao outro o que sabe. Quer coisa melhor do que aprender isso e levar para suas outras atividades diárias?
Dizem que para você ser bom em alguma coisa você precisa de pelo menos 10.000 horas fazendo aquilo, estou milhares e milhares de horas longe disso, estou bem no começo, mas ser bom também é algo relativo, meu mestre de kung fu sempre falava “não se construí uma casa pelo teto, é preciso começar da base”, ser bom para mim não é escalar vias fodas de graus altos, ser bom para mim é focar no que estou fazendo e fazer cadenas perfeitas mesmo em graus baixos e naturalmente ir avançando e o mais importante é começar, não fique com medo de começar por medo de errar ou medo de cair, comece da base mas comece.
E você, escala porque?