Difícil não lembrar de um lampião quando o assunto é iluminação de ambientes, principalmente iluminação outdoor. O modelo a gás que sempre nos vem à mente foi inventado em 1792, mas antes dele, existiram inúmeros outros registros de armações com outras fontes de luz, existem histórias até mesmo da utilização de vagalumes na China antiga. Tá mas o que isso tem a ver com esse review aqui?

Conforme nossa tecnologia foi evoluindo, nossa forma de produzir iluminação ambiente também evoluiu e o lampião PL6 da LedLenser usa e abusa das novas tecnologias para geração da iluminação por Leds, gerenciamento de energia e disponibilização de funções especificas.

Informações Técnicas

  • Luminosidade máxima: 750 lúmens no modo Boost
  • Classe de Proteção: IPX4 (Respingos de água) e IP5X (Depósito de poeira)
  • Bateria: 18.650 li-ion / Recarregável
  • Dimensões: 178x42mm
  • Peso: 280g (com bateria)
  • Uso principal: acampamentos outdoor ou para uso na cidade, como iluminação ambiente, lanternas de emergência, iluminação durante trabalhos com ferramentas, no carro, entre outras situações.

Funções de Iluminação

  • Modo Normal: Fluxo luminoso de 550lm, com duração média de 3 horas de bateria
  • Modo Baixo: Luz econômica, fluxo luminoso de 20lm, com duração média de 55 horas de bateria.
  • Modo Boost: Fluxo luminoso na potência máxima de 750lm por um curto período.
  • Modo Blink: Pequenos pulsos de luz em intervalos regulares.
  • Modo SOS: Pulsos de luz em código Morse SOS (3x curtos, 3x longos, 3x curtos).
  • Modo Estroboscópio: Flashes de luz com brilho intenso.

Utilização / Testes do Lampião PL6

A escolha do equipamento para iluminação depende muito do tipo de atividade que vai ser realizada e como ela vai ser realizada. Quando vou fazer trilha sozinho, ou travessias mais complicadas onde o peso influência no desempenho, um headlamp e uma lanterna de mão de backup são mais do que suficientes, mas quando vou fazer aquela trilha mais leve com os amigos, gosto muito da iluminação ambiente que o lampião proporciona, acho ela muito mais sociável já que não precisamos ficar “jogando” luz uns na cara dos outros, a iluminação em 360º é espetacular para isso.

ledlenser pl6

O Lampião PL6 da LedLenser tem um design bem simplista, possui apenas 3 botões na parte superior (um central para ligar e alternar entre as funções e dois para aumentar ou diminuir a luminosidade) e uma entrada micro USB escondida abaixo de uma das pontas da alça. A alça de silicone pode ser utilizada para deixá-lo pendurado e outra coisa legal é que ele possui a base magnética, o que permite que ele fique fixado em superfícies de metal.

Ledlenser PL6

Pode parecer besteira, mas por exemplo, faço trilhas de 4×4 e quando precisei mexer no motor do carro durante a noite, bastou abrir o capô e encostar ele na lataria para ter uma iluminação ampla (Já tentou fazer isso com headlamp ou lanterna na boca? Rsrs)

Ledlenser PL6

Apesar de sua bateria ser recarregável, ela não é fixa, então se for ficar vários dias longe de tudo, você tem duas opções, ter um power bank para recarregá-la ou comprar baterias extras e levar contigo.

Ledlenser PL6

Além da luz de LED branca, ele também possui uma iluminação vermelha contínua, esse tipo de iluminação é ótima para leitura e também para não atrair insetos para a luz.

Ledlenser PL6
Conclusões

Prós: Alto fluxo luminoso, autonomia da bateria, base magnética e design minimalista

Contra: Peso

O PL6 da Ledlenser cumpre muito bem seu papel de um lampião tecnológico e multifunção, mas talvez peque por seu peso, para as pessoas que tendem mais ao ultralight, esse seria um peso desnecessário já que por princípio, outro equipamento (um headlamp por exemplo) pode desempenhar papel semelhante. Agora se você não é tão preocupado com peso e curte uma bela iluminação ambiente, ou quer ter uma lanterna de emergência, o bichinho é bem parrudo e da conta do recado.

Esse texto foi publicado primeiro no site da Gear Tips Outdoor 
Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.