Nesse review, vou falar sobre a Mochila ACT Lite 65 + 10l da Deuter. Ela faz parte da linha ultra ligth composta por 5 mochilas, sendo esse o maior modelo com capacidade máxima de 75 litros e pesando 1,99 kg.
Testei ela tanto em mochilão quanto em trekking. Se você acompanha as postagens aqui do blog já deve ter visto fotos dela na nossa viagem pela América Latina e em nossas trilhas e travessias no Litoral Norte Paulista.
Eu não sou muito fã de usar mochilas acima 45 litros, sempre preferi carregar poucas coisas e pouco peso, porém, essa mochila me agradou muito, mesmo sendo grande, ela encaixa muito bem nas costas e é extremamente confortável mesmo com bastante peso. O seu sistema de transferência de carga dela transfere cerca de 70% de todo peso da mochila para a cintura, aliviando assim a carga nos ombros.
Review em Vídeo
Informações Técnicas Mochila Deuter ACT Lite 65 + 10l
- Capacidade máxima: 65 + 10 litros
- Tecido: Deuter Macro Lite / Deuter Ripstop 210 / Deuter Super Polytex
- Medidas: 86 x 36 x 32 cm
- Peso: 1.990 g (mochila)+ 90 g (capa) = 2.080 g
- Cores: Cinza/Vermelho
- Fabricante: Deuter
- Onde Comprar: Loja Alta Montanha
Características Principais
Sistema de Ajuste
Para que a mochila fique bem ajustada ao corpo, ela possui uma sistema chamado VariQuick onde você regula a altura das alças para um melhor conforto e para que a barrigueira fique no local correto, fazendo com que o sistema de distribuição de carga funcione como deveria.
Costado
O costado com sistema de ventilação AirContact (Dai o nome ACT) que já é conhecido nas mochilas de grande porte da marca, ajuda no quesito conforto da mochila, além dele ser bem macio, ele reduz a transpiração e a temperatura das costas, uma ajuda bem bacana para quem vai fazer trilha caminhando várias horas debaixo do sol forte.
Barrigueira
Ela tem uma barrigueira estruturada, com dois bolsos grandes, um de cada lado. O sistema de regulagem da barrigueira é em Z, o que facilita o ajuste sem fazer muito esforço, mesmo com a mochila bem cheia.
Para quem é pequeno igual a mim, depois de ajustar a barrigueira sobra bastante fita pendurada, então atrás dos bolsos existe um vão chamado de garagem onde você pode enrolar e guardar a sobra de fita para que ela não fique solta balançando no corpo.
Peitoral
O peitoral é utilizado para estabilizar a mochila, principalmente quando ela estiver carregada, nessa mochila ele é bem confortável e um detalhe é a regulagem de altura dele, um ajuste legal principalmente para as mulheres para ajustar o peitoral acima ou abaixo dos seios não causando nenhum desconforto.
Lateral
Nas laterais da mochila existem dois bolsos bem grandes para colocar uma garrafa d’água ou algum outro item.
Ela possui também duas fitas de compressão em cada lado, para quem usa isolante térmico de EVA da para levar ele preso na lateral sem nenhum problema, eu costumo carregar um tripé de fotografia e ele fica bem firme.
Compartimento para reservatório de água
Aqui é onde acho que a mochila peca, assim como várias outras marcas e modelos de mochilas. O compartimento para o reservatório de água tem capacidade para um reservatório de até 3 litros, porém, fica dentro da mochila com uma pequena separação entre o reservatório e as outras coisas. Enquanto a mochila está vazia é moleza colocar e tirar o reservatório, porém, quando a mochila está bem carregada é muito difícil tirar e principalmente colocar de volta já que as coisas dentro da mochila fazem pressão fechando o compartimento. Tirando esse incomodo que basta você ter um pouco mais de tempo para recarregar o reservatório, funciona e não deixa de ser pratico na hora de hidratar.
Outras características
Como características secundarias, a mochila conta com 2 suportes para bastões ou piquetas na parte de trás
Possui uma meia abertura na parte de baixo da mochila que da acesso ao compartimento inferior, ele pode ou não ser utilizado como um compartimento separado do resto da mochila.
A tampa dela é telescópica e não pode ser separada por completo da mochila. Existe um bolso grande na parte de fora da tampa e um no lado de dentro.
Essa linha vem com capa de chuva apenas no Brasil e vem a parte, então não há um bolso exclusivo para ela como em algumas mochilas, eu costumo levar ela no bolso de fora da tampa para conseguir um acesso rápido em caso de necessidade, já que ninguém quer ficar procurando a capa de chuva bem na hora da chuva.
Uma coisa que me incomoda um pouco na mochila é o excesso de fitas que sobram após totalmente ajustada. Não que isso atrapalhe em alguma coisa, é mais questão de estética. Para resolver eu peguei uma fita de velcro, costurei na ponta das fitas e após ajustar eu as enrolo e prendo com o velcro 🙂
Avaliação Geral
No geral essa se mostra uma excelente mochila para quem procura um design simples e redução de peso para trekking e mochilão. O material é muito resistente, a mochila é leve e perde pontos apenas na praticidade de utilizar o reservatório de água o que também derruba um pouco sua facilidade de uso.
Um detalhe a ser levado em consideração, quem pretende utiliza-la apenas em mochilões, pode sentir falta de um bolso com abertura frontal com acesso completo a parte interna da mochila. Pegar um roupa que esteja no meio dela utilizando só a abertura no topo nem sempre é fácil. Procurar uma mochila do modelo Quantum por exemplo pode ser uma alternativa mais interessante.
Atualização 11/05/2017
Utilizei essa mochila durante nossa tentativa de realizar a Travessia Norte x Sul em Ilhabela/SP, carreguei cerca de 20 kg durante 6 dias nela e após as regulagens corretas foi extremamente confortável.
[reviewr]
Olá Tiago, obrigado pelo review, bem útil!
Estou pensando em comprar uma Act Lite 40+10. Vc sabe dizer se ela tem alguma diferença da sua (além do tamanho, claro)?
Vou fazer um trekking de 4 dias na Patagonia e li em outro lugar que ela é menos resistente comparada às outras Deuters, será que ela dá conta das variações de temperatura da região? A sua segurou bem a chuva?
Como não vou levar barrca e utensílios de cozinha, acredito que a de 40l seja suficiente…
Obrigado!!