Nesse review vou falar sobre a Mochila Manta 28 da Osprey, uma mochila de hidratação poliesportiva indicada para caminhada, escalada, passeios longos de bicicleta e até mesmo viagem de moto.
Essa mochila faz parte do projeto “Mochila Viajante” da Osprey, onde a marca escolheu 8 colunistas de blogs de diferentes cidades do Brasil para testarem os modelos Manta 28 e Mira 26 e o Fé no Pé foi um dos escolhidos. Como o foco da mochila é ser um modelo poliesportivo, eu testei ela pedalando na Serra da Mantiqueira e fazendo a trilha do Pico do Baepi em Ilhabela/SP.
A mochila é cheia de detalhes bem pensados e como de costume nas mochilas da marca, traz um design simples e eficiente que garante uma redução de peso no equipamento.
Review em Vídeo
Informações Técnicas Mochila Manta 28l
- Capacidade máxima: 28 litros
- Material: 420D High Tenacity Nylon (poliamida)
- Medidas: 49 x 29 x 25 cm
- Peso: 1.100 g (mochila)+ 310 g (reservatório de água) = 1.410 g
- Cores: Vermelho/cinza
- Fabricante: Osprey
- Onde Comprar: Loja Alta Montanha / Loja Arco e Flecha
Principais Características
Costado
O costado com sistema de ventilação AIRSPEED cria um espaço entre a mochila e as costas, permitindo que o ar circule e mantenha uma boa refrigeração no local. O sistema funciona muito bem, mesmo dentro dos trechos de mata fechada no litoral, com clima bem abafado, ele manteve minha costas com uma boa temperatura.
Alças
As alças da Manta possuem o sistema BIOSTRETCH, o que faz com que elas fiquem vazadas, garantindo um belo conforto e espaço para ventilação.
Peitoral
O peitoral é utilizado para estabilizar a mochila, principalmente quando ela estiver um pouco mais carregada, porém nele também esta uma das sacadas mais legais da Osprey.
Em uma das pontas do peitoral existe um imã e na ponta dos reservatórios de água da marca também existe um imã, dessa forma o cano do refil fica preso no peitoral através deles. Simples e eficiente 😉
Bolsos
Se tem uma coisa bem feita e bem distribuída na Manta, são os bolsos. A mochila conta com um bolso a parte para o reservatório de água, o que facilita e muito na hora de repor a água sem ter que ficar tirando as coisas de dentro dela.
O Bolso principal é bem grande e mesmo o sistema de refrigeração do costado deixando a mochila com uma curvatura interna, essa bolso ainda tem um belo espaço.
No lado de fora existe um bolso menor na parte superior com uma proteção interna para guardar um óculos por exemplo sem danificar a lente, existem mais dois bolsos grandes na parte de baixo da mochila, uma redinha externa para guardar pequenos objetos, tem ainda dois bolsos laterais e mais dois bolsos na barrigueira, ou seja, não falta espaço para guardar e organizar as coisas. \o/
Compartimento para reservatório de água
Aqui é outra grande sacada, esse compartimento isolado para o reservatório de água é ótimo, principalmente quando você esta com a mochila cheia e os objetivos dificultariam a retirada do refil de dentro da mochila e principalmente na hora de colocar ele de volta.
A mochila tem capacidade para um reservatório de 3 litros que já acompanha a mochila, eu acredito que devido ao design da mochila e do costado, não é qualquer reservatório que fique bom nesse compartimento. No modelo da própria Osprey, um dos lados é reto e mais rígido e sendo assim não criar uma barriga no costado.
Outras características
Como características secundarias, a mochila conta com suporte para bastões na alça esquerda.
Possui também uma argola para prender um capacete, porém, ao prender o capacete somente nessa argola ele fica balançando, o que pode ficar ruim principalmente se você tentar correr, mas calma, existe uma solução simples para isso. A mochila tem fitas de compressão nos dois lados e basta você aproveitar essas fitas para ajudar na fixação do capacete 😉
Ela vem também com uma capa de chuva em um bolso no fundo da mochila.
One thought on “Review Mochila Manta 28 – Osprey”