A Apólice Única do Seguro de Responsabilidade Civil ou Seguro Carta Verde como é comumente conhecido, é um documento obrigatório para quem vai viajar de carro pelos países do Mercosul.

Carta verde

Trata-se de um seguro que cobre acidentes com terceiros estabelecido através da Resolução n.º 120/1994, do Grupo Mercado Comum – GMC, órgão decisório executivo do MERCOSUL, para vigorar a partir de 01/07/1995. O condutor garante reembolso, até o valor limite contratado com a seguradora e cobre:

  • Danos Materiais
  • Danos Pessoais, invalidez permanente, despesas médico-hospitalares e morte.
  • Honorários de advogados de defesa do segurado e custas judiciais, até o limite de 50% da indenização paga, desde que o profissional seja escolhido e seus honorários sejam fixados de comum acordo com a Seguradora.

Ele é exigido logo na fronteira, dessa forma, se você não tiver contratado, será impedido de continuar viagem.

O Chile não é membro do Mercosul e por isso a carta verde não é obrigatória por lá, porém, desde novembro de 2013, o país exige a contratação de um seguro de acidentes pessoais para veículos estrangeiros o SOAP ou SOAPEX. No entanto você pode optar por contratar a Carta Verde com a opção de incluir o Chile, para que ela seja válida, ela deve explicitar que possui cobertura para este país também, e não somente para o Mercosul.

Carta Verde

Na caso de um acidente (sinistro), ligue para a seguradora contratada para saber o procedimento a ser adotado no país em que se encontra. Os pagamento são efetuados no próprio país de ocorrência do acidente de trânsito, através de seguradoras conveniadas e em moeda local.

Onde contratar a Carta Verde?

Seguradoras:

Se você possui seguro do veículo, o mais fácil é entrar em contato com seu corretor ou direto com sua seguradora e solicitar a contratação. Algumas Seguradoras que comercializam:

Consulados:

Você pode entrar em contato com o consulado do país que viajará e solicitar a contratação.

Fronteira:

É possível fazer a contratação da carta verde direto em estabelecimentos próximos as fronteiras, basta solicitar a indicação do endereço. Essa opção em alguns casos é mais barato, porém, você acaba perdendo mais tempo na viagem.

Prazo de Validade  e valor da Carta verde?

A carta verde é valida pelo período em que você estiver viajando pelos países do Mercosul, desde que não ultrapasse o limite de 12 meses, sendo necessário contratar um novo seguro após esse período.

O valor a ser pago pelo seguro esta atrelado a quantidade de dias que você quer a cobertura do seguro e é sempre bom contratar alguns dias a mais do que o planejado, nunca se sabe quando se vai ter algum imprevisto.

Contratei agora em agosto por 20 dias no valor de R$ 251,15.

Quando não há cobertura do seguro?

Basicamente você não terá cobertura do seguro pelos mesmos motivos não cobertos pelo seu seguro normal aqui no Brasil.

  • Direção em estado de embriaguez ou sob influência de qualquer droga.
  • Condução por pessoa não habilitada.
  • Veículo envolvido em atividades ilegais (Roubo, racha, transporte ilegal de mercadoria, etc.

Vale ressaltar que o seguro não cobre danos causados ao próprio segurado.

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.