Localizada no lado norte de Ilhabela, a calma e bela praia da Fome, com águas transparentes, areias claras e rodeada pela mata atlântica é famosa pelas condições ideais para a pratica de mergulho.
Mas não para por ai, a praia também é parte de um capitulo triste da história do Brasil, o nome “Praia da Fome” vem do fato de que ali eram tratados e alimentados os escravos que vinham da África, para que depois fossem vendidos a um preço maior. No passado era um dos pontos de tráfico de escravos e atualmente as ruínas de uma antiga senzala se tornou uma casa de veraneio a beira mar por lá.
Características:
Dificuldade: Leve/ nível 2 – Entenda
Distância: 7,28 km
Altitude Máxima: 256 m
Circular: sim
Trilha ou barco?
Bom a trilha é até uma praia em uma ilha, então você pode escolher as duas opções, a trilha até a praia tem visuais espetaculares a beira mar e caminhando pela mata atlântica, porém, o caminho de barco também é muito bonito.
Você ainda pode fazer as duas coisas, ir até a praia a pé e depois movimentar a economia local voltando de lá em um barco de pesca por exemplo.
Precisa de guia?
A Trilha em si esta muito bem demarcada, é fácil localizar onde ela esta e até metade do caminho tudo vai uma maravilha, depois começam algumas bifurcações sem sinalizações da trilha correta a seguir, alguns trechos te levam até o mar e você precisa subir e voltar tudo até a trilha correta.
Nós nos perdemos algumas vezes pegando a bifurcação errada e é uma trilha que poucas pessoas fazem, então pedir informação é difícil. Você não vai ficar perdido no meio da mata, basta voltar a bifurcação e escolher o outro caminho, mas você pode ter que fazer isso algumas vezes, então se quer fazer com certeza de que vai pegar o caminho certo, contrate um guia local.
Algumas agencias e guias autônomos que oferecem o trajeto:
OBS: Não nos responsabilizamos pelos valores cobrados e nem pela qualidade dos serviços.
Quando ir?
No verão a praia fica cheia de barcos e escunas de turistas, ela é uma praia pequena e ela acaba ficando lotada. Meu conselho seria ir fora da temporada de verão para poder curtir a tranquilidade da praia.
Como chegar?
O ponto de partida para a trilha é o final da avenida principal que corta a ilha, saindo da balsa em direção ao norte, passa a vila (centro histórico) e continua até passar a praia do Jabaquara, logo após essa praia a estrada acaba.
Uma dica, essa avenida troca de nome varias vezes e ela é a rodovia SP-131, então farol ligado mesmo durante o dia para não voltar com uma surpresa da ilha 😉
Dicas e observações
- Você estará andando na mata atlântica e em trilha praticamente deserta, cuidado com cobras;
- Uma parte da trilha é exposta ao sol, leve protetor solar;
- Ilhabela é famosa pelos borrachudos, não esqueça de forma alguma o repelente;
- Na praia moram cerca de 16 famílias, respeite os moradores, não faça bagunça por lá;
- Traga de volta todo lixo que levar.
A Trilha da Praia da Fome – Relato
Fizemos essa trilha no dia 30 de Julho de 2016 e me acompanharam: Fernandes, Sara, Helena e Luan.
A trilha começa exatamente onde termina a estrada de terra, não existe estacionamento, então se você for com mais de um carro ou se já tiver um carro no fim da estrada o ideal é voltar na praia do Jabaquara que fica a poucos metros antes e deixar o carro em um estacionamento.
O começo dela é longe da encostas, então os primeiros 20 minutos é subindo um pouco e indo para a esquerda em direção ao mar, depois das primeiras e belas visões do mar, ele vai ser seu companheiro quase que o tempo todo do lado esquerdo da trilha.
Continuando a trilha depois de quase 30 minutos vem o trecho confuso. Você vai chegar em um local que parece um terreno abandonado, em teoria tinha uma casa ali ou será construída uma casa por ali. Se você olhar a trilha que esta seguindo, ela vai continuar para a esquerda e descendo, porém, esse não é o caminho, ele te leva até um mini pier e você vai ter que subir tudo de novo. (Se estiver com tempo vale a descida, o visual é muito bonito), esse foi nosso primeiro erro.
Quando chegar nesse terreno, do seu lado direito vão estar 2 moirões de madeira formando uma passagem na cerca, esse é o caminho que você deve seguir.
Desça essa trilha, passe por uma pinguela sobre um pequeno rio e siga para a esquerda subindo um pouco. Você vai chegar em outro terreno, a trilha esta exatamente a direita, assim que chegar nesse terreno olhe para sua direita e verá um vão na cerca iniciando uma subida. Esse foi nosso segundo erro, o mato estava alto, não achamos essa entrada de primeira, achamos que tínhamos errado o caminho, voltamos e pegamos uma trilha a direita, subindo uma pirambeira beirante uma cerca de arame, não façam isso rsrsrs
Após esse trecho praticamente não tem mais erro, você vai começar a subir e vai manter o mar sempre a sua esquerda e sempre por perto, se começar a se afastar muito dele é porque errou o caminho.
Com cerca de 2 km de trilha vão começar algumas descidas bem ingrimes, tome cuidado por lá que são escorregadias. Você ainda vai encontrar dois trechos que parecem bifurcações a esquerda em meio as pedras, a primeira parece mais local onde passa água indo para o mar, não entre nela pois você vai descer até a encosta, a segunda já fica próxima a primeira casa, também não desça a esquerda, mantenha a direita para contornar a casa.
Passando a primeira casa, você vai ver um bambuzal do lado direito, siga em direção a ele e as casas começarão a aparecer, a praia fica logo depois das casas.
A praia é pequena, com um belo casarão no meio dela, alguns barcos de pesca e alguns barcos de turista. Nos disseram que na temporada lota de barcos e ai o encanto deve ser bem menor.
Uma ultima dica, de hora em hora vem uma onda que cobre toda faixa de areia, chinelos, botas e tudo mais que estavam no chão foram levados para o pequeno rio no lado esquerda da praia…não deixe nada solto na areia kkkk
Depois de curtir a praia, você pode voltar todo o caminho a pé, ou fazer igual fizemos, contratamos um dos moradores para nos levar de volta a praia do Jabaquara de barco de pesca, uma experiencia diferente e divertida, sabe aquelas barcos que balançam de verdade e tal? Então, esse mesmo…vale a aventura 😀
Boa tarde! Gostaria de saber se esta praia tem local e se pode acampar nela? Att
Boa tarde Alexander…
Cara na praia mesmo não tem local e é proibido acampar em qualquer praia da ilha, lá tem uma pequena comunidade caiçara, pode ser que você consiga acampar no terreno de alguém, mas não posso te dar certeza disso.
Olá!
Boa tarde!
Meu nome é Simoni e estou aqui só para vcs entenderem melhor…..
Esse casarão da praia nunca foi senzala, pertenceu a minha família que chegaram a ser donos de escravos e a casa onde os tais escravos moravam ficava atrás do casarão sentido subindo o morro..
Hoje esse casarão já está em seu segundo dono ou melhor terceiro.
Todas as terras na praia da Fome pertencem a minha família e herdeiros.
O nome real do lugar é praia da Fama, mas colocaram Fome por causa da dificuldade que os antigos moradores tinham para comprar alimentos, vivendo então da pesca e do que plantavam……..algum engraçadinho usou a palavra fome por algum motivo e aí pegou ……..Só isso
Minha cara, toda praia pertence a Marinha! Com certeza, se pertencesse a algum civil, não permitiriam a entrada de turistas!
gente, na verdade, a Praia da Fome pertence à Comunidade Caiçara da Praia da Fome.
Praias são propriedade da União. Não podem ser propriedade particular